Quem adora tendências vintage pode apostar tranquilamente na decoração com azulejos antigos em casa. Seja para a cozinha, o banheiro ou qualquer outro cômodo, é uma ideia interessante e fora do convencional.
Há uma boa variedade de azulejos que eram utilizados em épocas passadas. Hoje em dia, virou moda seguir essa linha baseada em outras décadas, por isso essas peças podem ser boas opções.
Os azulejos antigos costumam ser coloridos e com estampas marcantes. São mais raros de serem encontrados. Entretanto, há quem escolha decorar com adesivos que imitam azulejos, uma proposta mais simples e acessível, bem como para fazer um teste antes da instalação.
Se você fica encantado com esse modelo de decoração, acompanhe nosso post com boas dicas + diversas fotos de projetos.
Deixar seu ambiente vibrante e com mais cor: essa é a proposta de uma decoração com azulejos antigos. De fato, esse padrão vai mudar completamente o ambiente.
Não é comum usar peças dessas atualmente, sendo assim, elas podem compor um conceito vintage. Nesse caso, é primordial conhecer a origem das peças.
Os azulejos portugueses, por exemplo, são bastante indicados. Segundo especialistas, eles possuem um revestimento mais elaborado. Antigamente, formavam painéis com grandes desenhos, sobretudo com paisagens e construções.
Dentre as principais características, estão as cores branco e azul. Por conta disso, muitos modelos se confundem com ladrilho hidráulico.
Por outro lado, há versões coloridas e com estampas únicas que remetem a décadas passadas. Esse padrão é visto, sobretudo, no projeto de cozinhas e banheiros, na parede ou piso. De fato, dá um destaque e deixa o espaço com uma décor surpreendente.
Dicas de decoração com azulejos antigos
Os azulejos antigos são perfeitos para formar um ponto específico na decoração do seu cômodo. Sendo assim, não é indicado revestir todo o local. Escolha uma parede única ou uma pequena área para revestir – como a parte entre a pia e os armários, uma bancada, etc.
Além disso, você deve criar um efeito visual impactante. A criatividade faz a diferença. Entretanto, é necessário ter harmonia com o restante do ambiente. Do mesmo modo, é essencial se atentar a algumas dicas:
Aposte em cores complementares de acordo com o estilo de decoração do cômodo. Você pode focar até em uma tendência retrô, com azulejos inspirados no padrão antigo.
Vale destacar que, em um conceito vintage, o material deve ser original, o mesmo produzido em determinada época.
A tendência patchwork é muito comum na decoração com azulejos. É uma técnica que usa peças de várias estampas, sem a necessidade de formar um desenho. Não há sequência, sendo assim, a decoração fica mais livre e descolada.
Não precisa instalar os azulejos apenas nas paredes. Você pode escolher outras superfícies, como o piso ou uma bancada, por exemplo.
Do mesmo modo, não precisa forrar toda a área do cômodo com azulejos antigos. Em muitos casos, o ambiente fica desequilibrado, ainda mais se as peças têm estampas marcantes.
O foco nos detalhes valoriza a decoração. Portanto, uma única área com esses azulejos diferentes – ainda mais formando desenhos – já se destaca e deixa o local mais criativo e despojado.
Entre as melhores opções de estampas para azulejos antigos estão as geométricas, florais e com padrão étnico. Além disso, azulejos portugueses que formam desenhos (ou em azul e branco) são boas apostas.
Você pode usar essas peças para restaurar uma parede ou uma área que precisa de reforma. Para quem ama a tendência retrô e vintage é uma boa ideia.
Veja alguns projetos de decoração com azulejos antigos para todos os cômodos.
Cozinha
A cozinha é o ambiente na qual essa tendência é a mais utilizada. Muitos projetos seguem essa linha inspirada em décadas passadas. Sendo assim, os azulejos antigos ajudam a trazer mais personalidade ao ambiente.
Locais como bancadas ou a faixa entre pia e armário são os mais escolhidos para ganhar esse revestimento diferenciado. Todavia, há outras boas referências, como usar no piso ou próximo ao teto. Entre as texturas, as mais coloridas se destacam.
Banheiro
O banheiro também pode ficar mais bonito e elegante com essa decoração com azulejos antigos. Esse é um cômodo que costuma ficar em segundo plano, porém, com pequenos toques é possível renová-lo. É nessa linha que surge essa proposta de decoração.
Uma boa dica é seguir a linha portuguesa investindo em cores complementares. Nesse caso, além de azul e branco, você pode até escolher outras combinações interessantes.
Os azulejos podem compor o piso de pequenos banheiros ou lavabos. Além disso, a técnica com peças antigas é capaz de substituir as tradicionais faixas com pastilhas. Segundo especialistas, é uma boa ideia para dar um plus no aspecto desse cômodo.
Sala
Pode parecer estranho, mas há muitas salas projetadas com azulejos antigos. Entretanto, em muitos casos não se trata do azulejo em si, e sim de adesivos.
Independente da ideia, é primordial harmonizar as peças de acordo com a proposta de decoração. Geralmente, segue uma linha retrô. Sendo assim, vale combinar com os acessórios e cores nesse estilo. Uma boa dica é seguir a técnica patchwork no piso, uma ideia ousada, mas interessante.
Quarto
A regra para o quarto é basicamente a mesma que a da sala. Você pode focar nos detalhes para deixar a decoração mais charmosa. Ladrilhos coloridos são interessantes em uma proposta descolada. Entretanto, vale seguir uma linha mais sóbria, combinando estampas P&B.
O padrão geométrico também é comum, e isso vale tanto para azulejos modernos quanto antigos. A ideia é sempre complementar com o estilo do quarto e, assim, harmonizar para que o ambiente fique coerente e aconchegante. Veja algumas ideias bacanas.
Se você não encontrar azulejos antigos, siga a linha dos adesivos. É uma ideia acessível e capaz de renovar toda a decoração do ambiente. Esperamos que tenha gostado das dicas e esteja animado para colocá-las em prática. Aproveite para comentar e deixar suas dúvidas. Boa sorte e até mais.
Esta postagem Decoração com azulejos antigos – 60 ideias cheias de criatividade! foi publicada primeiro em Doce Obra.
from Doce Obra http://bit.ly/2Zf6Dl1
publicado primeiro em https://casaeconstrucao.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário