A cartonagem é uma técnica de artesanato que já se tornou bastante frequente, mas que muita gente ainda não conhece esse universo que é rico em possibilidades de criar peças incríveis.
E se você não sabe o que é cartonagem, no post explicamos o que é a técnica; além de mostrar a variedade de peças que podem ser feitas com o artesanato, e até mesmo passo a passo para iniciantes, assim dá para entender o que é e ainda aprender com DIY.
O que é cartonagem?
A cartonagem é uma técnica de artesanato que consiste em criar peças usando basicamente papelão (papelão cinza / cartão cinza), cola e tecido; o que dá itens incríveis, como caixinhas, carteiras, capas de cadernos, entre outros itens.
A técnica traz o papelão cinza como item básico, já que a gramatura mais grossa permite criar itens estruturados e objetos decorativos lindos. Assim, basta um pouquinho de criatividade para inovar nas peças feitas de cartonagem.
Fotos e ideias de cartonagem
Caixa
Há ideias bastante criativas de usar a técnica de cartonagem para fazer caixas decorativas e até mesmo caixas organizadoras, como esta proposta que traz uma caixinha com o kit manicure.
Na ideia, a caixa pequena traz espaço para acomodar esmaltes, acetona e algodão na parte interna. Já a parte da tampa traz elásticos, que são perfeitos para acomodar os itens menores, como alicate de unha, lixa, cortador e espátula.
Assim, a caixa organizadora é uma ótima opção para deixar todos os itens de unha juntos e numa caixinha bonitinha.
Caderno
A técnica artesanal com papelão cinza pode render muitas ideias, e uma opção que costuma ser frequente é de usar o artesanato para fazer capas de cadernos, como essa ideia para o caderno de receitas.
Na proposta, a ideia foi de fazer uma capa que fecha para o caderno de receitas, o que deixa o item especial e muito além de um caderno simples e comum.
Para o item, o tecido escolhido foi uma versão floral e delicada que cobre toda a capa. Além disso, o caderno ainda ganhou uma etiqueta na frente escrito “receitas”.
Carteira
Para criar peças funcionais a partir da técnica artesanal, a proposta aqui traz uma ideia de carteira pequena e super fofa!
O modelo é uma carteira quadrada forrada com um tecido divertido com estampa da artista Frida Kahlo e com um fecho em couro cor de rosa, combinando com as cores do tecido estampado.
A carteira quadrada e pequena é perfeita para usar no dia a dia, e é uma opção compacta para colocar em bolsas pequenas.
Bolsa
Entre as tantas possibilidades que a técnica permite para criar diversas peças, uma das ideias é de fazer uma bolsa estruturada, como esse modelo de bolsa redonda.
Na ideia, o papelão cinza foi usado para dar formato a bolsinha redonda e e o tecido roxo e estampado cobre a bolsa, adicionando um toque colorido a peça da moda.
O modelo ainda traz parte revestida em tecido preto, que fecha a bolsa e alça longa, o que torna o modelo uma bolsa tiracolo.
Gaveteiro
Para quem gosta de manter tudo em ordem, uma boa inspiração usando a técnica de cartonagem é de fazer gaveteiros, que podem ser usados como parte da decoração, além de deixar tudo em ordem.
Na ideia, o gaveteiro artesanal é um modelo com duas gavetinhas e revestido de tecido de oncinha.
O modelo ainda traz o charme dos puxadores e pés metálicos, que completam o charme da peça e deixam o organizador como uma bela opção para a decoração.
Porta Passaporte
Se a ideia é poder criar itens diferentes com a técnica de cartonagem, uma das inspirações é fazer capa para passaporte.
Nesta proposta, o porta passaporte tem capa estruturada e foi forrado com 2 tecidos – um com estampa floral, e outro com estampa de bolinhas; sendo que ambos têm cores que ficam harmoniosas entre si.
O item ainda traz detalhe bordado no tecido, trazendo a palavra “passaporte”, que define a capinha e deixa mais fácil de encontrar o passaporte no momento da viagem.
Como fazer cartonagem? – Passo a passo para iniciantes
Para quem está começando a aprender, trouxemos um tutorial simples com passo a passo, que é perfeito para iniciantes, assim dá para aprender a fazer a primeira peça com a técnica de cartonagem.
Bloquinho – passo a passo
Materiais:
- Papelão cinza (conhecido como papel Holler)
- Tecido 100% algodão
- Cola branca
- Folha sulfite
- Pincel ou rolinho
- Estilete
- Gabarito (kit de réguas para cartonagem)
- Tesoura
- Espátula
- Bloquinho para anotações sem espiral e sem capa
- Fita dupla face
- Fita de cetim (aviamentos para decoração)
Passo a Passo:
- Comece medindo as capas do bloquinho, mantendo a capa um pouquinho maior que o bloquinho;
- Recorte no papelão cinza duas capas (uma para frente e outra para trás) e um miolo que será a altura do bloquinho (o miolo deve ser mais largo que o bloquinho, pois unirá as duas capas);
- Cole as capas sobre uma folha sulfite e o miolo entre as capas para unir as duas partes, em seguida retire o excesso da folha sulfite, mantendo apenas a estrutura do tamanho ideal para o bloquinho;
- Com auxílio de um pincel, passe cola branca sobre a parte da folha sulfite;
- Cole a estrutura sobre o tecido;
- Use a espátula para alisar o tecido e tirar todas as bolhas;
- Utilize o gabarito de 1,5 cm para retirar o excesso de tecido (o que irá sobrar um borda de 1,5 cm de tecido para fazer acabamento);
- Corte as quinas do tecido na diagonal;
- Dobre as bordas do tecido para dentro para fazer o acabamento e use cola branca para colar;
- Na capa da frente, cole uma faixa de fita adesiva e cole a fita de cetim por cima para criar uma decoração especial na capa do bloquinho;
- Na parte interna corte um tira de tecido e cole no centro do bloquinho;
- Corte papel cartão para colar por dentro das capas para dar acabamento;
- Cole o papel cartão na parte interna das capas;
- Cole o bloquinho no centro e pronto!
Agora que você já sabe o que é e aprendeu como fazer passo a passo, é hora de aproveitar as ideias e mergulhar ainda mais nesse universo que permite criar peças incríveis!
Esta postagem Cartonagem – O que é? + Como fazer e 44 inspirações maravilhosas! foi publicada primeiro em Doce Obra.
from Doce Obra https://ift.tt/2M0lNXQ
publicado primeiro em https://casaeconstrucao.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário