Os tons pastéis – ou tons pastel – estão em voga atualmente. Delicados e cheios de frescor, eles conseguem transformar qualquer ambiente, sobretudo interno, podendo surgir em móveis, itens decorativos, têxteis e revestimentos.
Sem sombra de dúvidas são excelentes para quem deseja transmitir, através da decoração, mais paz e tranquilidade ao cômodo em questão.
E dependendo da composição, há como passar a sensação tanto de jovialidade quanto de maturidade. Engraçado, não é mesmo?
Por toda essa versatilidade que são tonalidades muito requisitadas hoje em dia. Se você está sem ideia para renovar ambientes, pode considerar conhecer um pouco mais sobre os tons pastéis. Eles prometem dar aquele up que precisa em seu projeto!
Para ficar por dentro das dicas e inspirações, que tal acompanha o post especial sobre o tema que preparamos? Abaixo você acompanha tópicos sobre o que são, de fato, os tons pastel, bem como muitas ideias de decoração!
O que são tons pastéis?
Bom, primeiramente é bacana explanar sobre o conceito de tons “pastel”. O que o pastel, nesse caso, significa?
Em alguns lugares encontramos uma conceituação simplória de que essas cores são chamadas assim por que se assemelham com os gizes utilizados nas escolas tradicionais – pelo menos antigamente, pois atualmente é mais comum usar canetões em lousas brancas.
No entanto, podemos ir além disso. As cores consideradas pastel são aquelas que possuem a tonalidade “lavada”. Ou seja, com menos saturação do que as demais e por isso têm o aspecto de “apagadinhas” e suaves.
Existe uma gama imensa de tons pastéis, variando daqueles mais sóbrios até os mais divertidos. Por exemplo: bege, off-white, verde, rosa, amarelo, azul, laranja… todas essas cores podem surgir com o acabamento pastel, conferindo delicadeza ao resultado de qualquer composição.
A tendência da cor pastel tem estado em alta na moda, na arte, na papelaria, bem como na decoração de ambientes.
A propósito, é possível incluir essas tonalidades em qualquer espaço – das salas de estar aos banheiros, dos quartos infantis aos quartos de casal. Não há tempo ruim para elas!
Se antigamente elas eram vistas somente como fofas e cores femininas, agora têm sido requisitadas nos mais variados projetos, sem limitações.
Não vem com essa de que cor tem preferência de sexo! Homens e mulheres, crianças e adultos podem se adaptar com essa linda paleta de cores.
E para citar uma outra característica dos tons pastel, há o fato deles serem extremamente versáteis e adaptáveis. Como falamos anteriormente, dependendo da composição você consegue trazer resultados variados.
Mesclando com cimento queimado, por exemplo, impõe um estilo mais sóbrio e muito ligado ao decor Tumblr – já muito explorado por aqui. Com a madeira fica algo bem clássico e até minimalista.
Se os tons forem misturados com um degradê mais vibrante, cria-se o aspecto candy, deixando tudo mais alegre.
Veja como é a paleta, de um modo geral:
Enfim, agora que você já sabe o que é um tom pastel, o que acha então de descobrir formas de utilizá-lo na decoração de sua casa? Confira no tópico a seguir algumas dicas bem bacanas para liderar um projeto com um decor maravilhoso!
Dicas de decoração com tons pastéis
Se você está animada (o) com a ideia de implementar seu décor com esse tipo de paleta, fique sabendo que as lojas estão todas muito bem preparadas para suprir o seu desejo.
Tanto as físicas quanto as online têm peças lindíssimas em tons pastel para decorar todos os ambientes. Além das peças decorativas, há utensílios domésticos, eletrodomésticos, móveis e revestimentos nessas tonalidades.
Contudo, diante de tanta oferta, é fácil se perder na hora de comprar. Dessa forma, é importante que se siga um passo a passo simples. Vamos a ele:
1 – Defina um estilo decorativo
Antes de mais nada é importante saber qual estilo resgatar para essa decoração.
É fato que quando se usa tonalidades pastel não dá para fugir muito de composições clássicas, vintages, retrô, minimalistas, românticas, Tumblr e femininas.
Mas você pode ficar à vontade para escolher um que tenha a ver com o seu gosto, sua personalidade e com o restante da sua casa também.
2 – Escolha uma cor para predominar
Estamos falando nesse post de uma paleta de cores pastéis, que como já explanamos apresenta uma série de tonalidades. E você não é obrigado (a) a usar todas elas, certo?
Por isso é bacana pensar nas cores que irá usar na decoração, sendo que o mais assertivo a se fazer é determinar uma para predominar. Ou seja, para ser a protagonista do ambiente.
Isso não é uma regra, é somente uma dica para garantir mais harmonia ao decorar um espaço.
Você pode fazer assim, por exemplo: usar o rosa pastel como predominante, utilizando-o nas paredes e em alguns itens decorativos, enquanto opta pelo azul e verde pastel para os têxteis e estofados.
Além de proporcionar mais coerência, facilita o seu trabalho, pois você já vai às lojas garimpar aquilo que já está certo em sua lista.
3 – Tenha em mente os materiais para revestir
Os revestimentos estão entre os itens mais importantes de uma decoração. E quando o foco é uma determinada paleta de cores, eles se tornam ainda mais especiais, pois farão toda a diferença no resultado final.
Há muitos materiais para revestir pisos e paredes, e você encontra uma grande variedade em tonalidades pastel. Há desde tintas com acabamentos diversos, até papeis e adesivos de parede, azulejos, porcelanatos e madeiras pintadas com essas cores.
Tenha somente o cuidado de escolher materiais adequados para cada ambiente, pois há aqueles que são contraindicados para áreas molhadas, como banheiros, e áreas externas, por exemplo.
4 – Faça misturas para fugir do tradicional
Os tons pastel e candy comumente resultam em uma decoração fofa e feminina. Mas você pode mudar esse estigma se aproveitando de algumas mesclas.
Crie uma decoração ousada misturando os tons pastéis com outras cores mais intensas ou sóbrias e materiais diferentes.
Por exemplo: cimento queimado, madeira, pedras, tons terrosos, preto, tijolos à vista.
Bom, essas foram algumas dicas para você começar a pensar em uma decoração com tons pastéis. A seguir vamos lhe mostrar muitos projetos inspiradores com esse tipo de composição. Conheça!
Tons pastéis na sala
Para muitos, a sala é o coração de uma casa. É nela em que se realizam encontros, que se descansa após um dia cansativo e que se reúne a família no fim de domingo.
É, portanto, um ambiente em é comum de se empregar a personalidade do dono da casa / da família que mora lá, com muitas escolhas afetivas e peças cheias de história.
Por isso é legal pensar bem na paleta de cores a ser utilizada nesse espaço, seja uma sala de estar, de TV ou de jantar.
As principais formas de incluir as cores pastéis é através dos revestimentos, que podem ser tintas ou papeis de parede, almofadas, cortinas, estofados dos sofás e das poltronas, tapete, quadros, bem como outros objetos decorativos.
Inspire-se a seguir com muitas salas lindas em tons pastéis:
Tons pastéis na cozinha
Cozinhas também são ambientes agregadores e merecem uma decoração exclusiva. As cores pastéis podem decorar de forma super interessante por meio de utensílios culinários, eletrodomésticos, móveis e até revestimentos.
Você pode investir nessa paleta em cozinhas tradicionais, pequenas, grandes, estreitas, americanas, com ilhas ou bancadas, compartilhadas com salas de jantar ou de estar, etc.
Os estilos também variam bastante, mas é muito comum encontrarmos inspirações de cozinhas com decoração retrô e mobílias / eletros color candy com design antigo para compor o local.
Veja abaixo muitas dicas para decorar cozinhas com tons pastéis:
Tons pastéis no quarto
Quer dar um up em seu quarto, mas não sabe como? Sem dúvidas a decoração com cores diferentes vai dar um jeito nisso rapidinho.
Os tons pastéis podem ajudar você a decorar quartos de bebê, infantis, de solteiro ou então de casal. Até mesmo os quartos de hóspedes ficam mais lindos com essa paleta.
Além de poder pintar as paredes com essas cores, uma ideia é apostar em jogos de cama com alguma delas.
O papel contact pode servir para revestir algum móvel, como um criado-mudo ou uma cômoda. Lembrando que também há como apostar em uma poltrona bem linda com estofado pastel.
Outros têxteis, além do kit de cama podem decorar, como tapete, a cortina e as almofadas.
Inspire-se com quartos incríveis compostos com cores pastéis:
Tons pastéis no banheiro
Por fim, mas não menos importante, podemos falar sobre os banheiros e lavabos decorados com tons pastéis.
O mais comum é apostar em revestimentos para a parede, sendo que os azulejos cerâmicos estão entre os mais usados nesse tipo de ambiente.
As tintas também são indicadas para locais úmidos como os banheiros, e são fáceis de encontrar nessas tonalidades.
Outra ideia é investir em gabinetes para pia, que são em maioria planejados para que se tenha cor que você deseja e o tamanho sob medida.
Dê uma olhadinha nas sugestões de banheiros e lavabos com tons pastéis:
E então, o que achou de nosso post sobre tons pastéis? Esperamos que tenha gostado e que possa criar uma decoração surpreendente com essas cores lindas.
Aproveite para ler também:
Cores para Sala Pequena – 50 Tons Perfeitos p/ Pequenos Espaços!
Cores de Casas Modernas – As 70 Ideias Mais Impressionantes!
Cores de Sofá – Tons Modernos e Chamativos na Decoração!
Volte mais vezes para conferir outros conteúdos sobre decoração e construção. Até mais!
Esta postagem Tons pastéis – 65 ideias lindas + como usar e combinar com a décor! foi publicada primeiro em Doce Obra.
from Doce Obra https://ift.tt/2ZcUWed
publicado primeiro em https://casaeconstrucao.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário