Saber como pintar madeira pode ajudar na hora de dar uma outra cara àquele móvel da sala ou restaurar uma peça antiga. Esse conhecimento também é válido para customizar pallets e caixotes, super em alta na decoração atual.
Engana-se quem pensa que a pintura em madeira é como qualquer outra. Ela requer materiais e cuidados específicos. Afinal, caso sejam usados produtos não indicados o resultado não será duradouro.
Portanto, é preciso ficar por dentro das dicas para pintar madeira com eficiência, apostando em produtos exclusivos para esse material e fazendo acabamentos que podem diversificar esse artesanato.
Precisamos lembrar que estamos na era do DIY, o conhecido Do It Yourself – traduzindo Faça Você Mesmo. Então, a pintura entra como um elemento da bricolagem, podendo ser feita em casa seguindo sugestões encontradas pela web principalmente!
O que acha de aprender como pintar madeira de diversas formas? Nós elaboramos esse artigo especialmente para isso 🙂 Também vamos mostrar os cuidados antes e durante da pintura e as melhores tintas do mercado! Vamos lá?
Como pintar madeira? – Passo a passo
Para quem não sabe, não existe uma só maneira de pintar madeira. A mais tradicional é com o pincel e tinta líquida, que, a saber, também pode ser usada para a pintura com rolo. Outra possibilidade é o spray, que visa facilitar esse artesanato, mas não é uma medida indicada para todas as peças.
Selecionamos tópicos para lhe mostrar o passo a passo para pintar madeira dessas três principais formas. Confira a seguir, anote o que vai precisar e como fazer 🙂
Com tinta spray
Vamos começar a falar sobre a pintura de madeira com tinta spray. Esse é um produto muito versátil e que atrai quem deseja customizar peças com economia. Além de diversas cores, há verniz, seladores e outros tipos de acabamentos também em spray.
Você vai precisar de:
- Primer em spray para ajudar na aderência da tinta
- Tinta em spray da cor que você desejar
- Massa para madeira (caso tenha imperfeições)
- Lixa de grão médio para madeira
- Lixa fina para madeira
- Pano seco
- Fita adesiva (do tipo crepe)
Passo a Passo de como pintar madeira com spray:
Com pincel ou rolo
A pintura de madeira com pincel é a mais tradicional e antiga de todas. Também temos a opção de pintar com rolo, que pode ser mais prático.
Nesse caso você vai precisar de:
- Lixa para madeira nº 100 e nº 180 (são lixas finas)
- Massa para madeira para reparar imperfeições
- Fundo preparador para metais e madeira – o conhecido Primer
- Esmalte sintético ou tinta acrílica a base de água
- Verniz protetor para madeira (lata ou spray)
- Rolo de pintura de espuma
- Pincel de cerdas macias
- Pano seco
- Pano macio levemente úmido
- Recipiente (de preferência próprio para pintura)
- Papelão para forrar o local
- Luvas e máscara de proteção
Passo passo de como pintar madeira com rolo ou pincel
- Lixe a peça com a lixa nº 100, perfeita para tirar a tinta antiga e o brilho. Não precisa fazer com força. Tire o pó com a ajuda de um pano seco.
- Aplique massa em trincas e outras imperfeições da madeira. Espere secar e passe a lixa para deixar uniforme.
- Limpe toda a peça com um pano macio levemente úmido em água. Deixe secar totalmente.
- Agora é a hora de aplicar o primer. Passe duas demãos sendo spray ou líquido com intervalo de acordo com a marca.
- Lixe com a lixa nº 180 para tirar desnivelamentos com a aplicação do primer.
- Dilua a tinta escolhida em um recipiente com o volume de água indicado pelo fabricante. Misture bem.
- Aplique a tinta em toda madeira em um sentido único seja com rolo ou com pincel.
- Espere secar pelo tempo recomendado pela marca e aplique mais uma demão.
- Se ainda não estiver com o resultado desejado, reaplique a tinta.
- Faça aplicação de duas demãos de verniz.
Sem lixar
Você sabia que também tem como pintar madeira sem precisar lixar? De fato, essa é uma parte dessa pintura que desanima muita gente. Além de fazer sujeira, dependendo de como estiver a peça pode dar trabalho e demandar um tempo maior do que o esperado.
O truque para pintar sem lixar acontece com a ajuda de um produto chamado Batida de Pedra. Ele é fabricado para dar proteção à pintura externa de veículos contra chuva, terra, maresia e o impacto com pedras.
A ‘batida de pedra’ tem a coloração preta e cria uma textura grossa quando aplicada. Você pode aplicar 3 demãos com pincel ou rolo para cobrir toda a peça de madeira.
Espere secar por aproximadamente 4 horas. Quando esse período de espera acabar, você perceberá uma película emborrachada bastante resistente. O móvel estará pronto pra receber a cor que você quiser, sem precisar lixar!
Com tinta esmalte, geralmente 2 demãos são suficientes para cobrir todo o preto da batida de pedra. Pode pintar com tolo ou pincel.
Fonte: Papo de Homem
Cuidados antes da pintura
Como falamos anteriormente, pintar madeira demanda certos cuidados, mas não só durante a pintura em si. Você pode perceber no tópico de passo a passo que há etapas anteriores à aplicação da tinta. Pois é, antes mesmo de você começar com a ‘arte’ deve prestar atenção em alguns pontos.
Os cuidados principais que devem ser tomados antes de pintar madeira são:
- Forrar o chão onde será a pintura para que não ocorram manchas. Pode ser com jornal ou papelão.
- Tirar todos os acessórios, como os puxadores
- Lixar toda a peça de madeira com uma lixa média, normalmente usa-se a de número 100.
- Depois de que lixar toda a superfície, é indicado passar um pano seco para retirar todo o pó residual.
- Se precisar, passe massa para madeira nas imperfeições contidas na madeira e espere secar.
- Precisando ou não de massa, lixe a peça com uma lixa mais fina, normalmente é usada a de número 180.
- Passe então um pano úmido com um pouco de água por toda a peça para limpá-la antes da pintura.
- Aplicar uma camada de primer é algo feito antes de pintar também para garantir a eficácia da tinta.
- Cobrir todas as partes da peça que não serão pintadas com fita crepe
Como escolher a tinta ideal para madeira?
Outra dúvida que muita gente tem é sobre a melhor tinta para pintar madeira. Acontece que atualmente essa resposta é bem versátil, tendo em vista que não há só um produto bom para aplicar no material.
Listamos as tintas mais usadas em madeira. Veja a seguir!
Tinta esmalte
É considerada a opção ideal para quem vai pintar algo de madeira dentro de casa, como as portas, esquadrias ou os batentes, por exemplo. Ela é uma tinta a base de água e não possui solvente, assim não tem o cheiro forte comum a outros tipos de tintas. Atualmente é usada para pintar mobílias também.
Além disso, o tempo para secar é mais curto e por ter acabamento esmaltado, pode até dispensar uso de verniz em alguns casos.
Tinta látex
A tinta látex também é à base de água, mas muito mais usada para artesanatos com madeira. Hoje em dia, assim como a esmalte é requisitada para a pintura de móveis diversos. Uma precaução para o uso desse tipo de tinta é que as peças pintadas com ela precisam ficar distantes da umidade e da luz direta do sol.
Tinta acrílica
Outra sugestão é a tinta acrílica. Ela apresenta a vantagem de se aderir melhor à madeira do que a látex, bem como oferecer maior impermeabilidade. É uma ótima tinta para pintar móveis e demais peças que vão ficar expostas, no lado externo da casa. Assim como itens para compor banheiros, cozinhas e lavanderias.
Tinta laca nitrocelulose
Móveis laqueados estão super na moda e chamam a atenção por oferecerem um visual bonito e homogêneo à superfície de madeira. Também dá a possibilidade do acabamento ser fosco ou brilhante. O nome da tinta desse tipo de puntura é laca nitrocelulose. Não é à base de água e por isso exige máscara de proteção e luvas na hora de aplicar. Além disso, é melhor que o artesanato com ela seja feito fora de casa.
Leia + sobre o tema → Móveis Laqueados: Dicas, como fazer e 50 fotos de inspiração
Cuidados após a pintura
Por fim, devemos falar sobre os cuidados tomados após a pintura da madeira. Assim que você finalizar a pintura, com qualquer tinta que seja, deve-se esperar no mínimo 3 horas para que a peça possa ser manipulada.
A aplicação de verniz é a forma mais recomendada para garantir durabilidade à madeira, bem como um acabamento liso e brilhante. Em geral, é passada duas demãos de verniz na peça, respeitando o intervalo contido no rótulo do produto.
Pode ser necessário também aplicar um selante para proteger ainda mais a madeira. Contudo, a tinta látex não reage bem a selantes, por que precisa ‘respirar’. Sendo assim, é válido perguntar ao vendedor antes de comprar o selante, informando o tipo de tinta utilizado.
Após todo o processo, é preciso recolocar os acessórios que foram retirados. Os puxadores antigos podem ser trocados por novos, que são vendidos avulsos em lojas especializadas.
E então, aprendeu com a gente como pintar madeira? Ainda resta dúvidas? Tem sugestões para acrescentar ao nosso post? Deixe um comentário abaixo!
Aproveite para ler outros artigos relacionados:
Como pintar azulejos? – Dicas essenciais e 40 lindas inspirações!
Como Pintar MDF – 9 Dicas Indispensáveis & Passo a Passo Fácil!
Pintura de Parede: Como Pintar + Ideias para Fazer!
Volte mais vezes para conferir novidades sobre decoração e construção. Até uma próxima!
Esta postagem Como pintar madeira? – Saiba o que fazer antes, durante e depois! foi publicada primeiro em Doce Obra.
from Doce Obra https://ift.tt/2NXqxxQ
publicado primeiro em https://casaeconstrucao.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário