Na hora de decorar, existem muitos itens que fazem a diferença em um ambiente. As plantas ornamentais são um ótimo exemplo disso. Adicionando mais beleza e charme ao ambiente, ainda possibilitam um maior contato junto à natureza mesmo em ambientes internos.
Plantas ornamentais são aquelas que podem ser cultivadas em ambientes internos, utilizando vasos, recipientes variados e até mesmo em jardins de inverno e que se destacam devido às suas flores, folhagens e cores diversas.
Para a arquiteta Ciça Ferracciú, a planta ornamental é capaz de trazer cor e enfeitar, dando mais vida ao ambiente. “Existem espécies que não só embelezam visualmente, mais ainda exalam um perfume delicioso”, revela.
Que tipo de planta ornamental escolher?
Nem todas as plantas são indicadas para ambiente fechado, já que há espécies que precisam de condições naturais que só são alcançadas em ambientes externos, como muitas horas de sol. Por isso, a arquiteta recomenda ficar atenta às espécies escolhidas para cada espaço, já que cada uma tem sua particularidade e necessita de quantidades diferente de água e luz.
Confira 14 tipos de plantas mais comuns utilizadas para decorar o lar, indicadas pela profissional:
Leia também: Orquídeas para iniciantes: saiba como escolher e cultivá-las em sua casa 116718
1. Ráfia
Uma boa opção para ser utilizada na sala, a ráfia é uma planta que não precisa de muita luz. Segundo Ciça, o solo deve estar sempre úmido, mas sem excesso, pois se houver água demais suas folhas começam a amarelar. Esta planta pode alcançar até 3 metros de altura, não possui florada e sua poda deve ser feita na ponta das folhas, realizando um “v”.
2. Samambaia
A Samambaia precisa de luz moderada e indireta, deve ser regada diariamente e é outra planta indicada para a sala. Não possui flores e seu tamanho pode variar bastante, podendo atingir até 1 metro com facilidade. “Segundo estudos, a samambaia purifica o ar ambiente”, informa a arquiteta.
3. Suculentas
Muito utilizadas em salas e cozinhas, as suculentas são ótimas para ter em ambiente interno porque exigem poucos cuidados e enfeitam bastante. A maioria das espécies prefere sol direto, mas há também as que gostam mais de luz indireta.
O tamanho pode variar de acordo com a espécie, assim como a presença de flores. “Elas gostam de pouca água e, quando muito, não exigem mais que uma rega por semana”, adiciona Ciça.
4. Orquídeas
“As orquídeas gostam de meia-sombra, e em relação à manutenção, elas não precisam de muita água, podendo ser regada cerca uma vez por semana”, informa Ferracciú. Suas flores possuem cores variadas, de acordo com a espécie cultivada, e a planta pode atingir até 60 centímetros de altura. Após a florada, a maioria das espécies floresce outras vezes, então é aconselhável não jogá-las fora quando suas flores morrerem.
Leia também: Como ter uma horta vertical em casa 116718
5. Manjericão
Ótima opção para decorar e perfumar a cozinha, o manjericão precisa ser cultivado em um vaso individual e alcança cerca de 15 centímetros. “Ele precisa de muita água – deve ser regado sempre que a terra estiver seca, gosta de luz indireta e não se dá bem em ambientes muito frios”, ensina a arquiteta.
6. Pimenteira
Outra planta frequente em cozinhas, a pimenteira varia de 30 centímetros a 2 metros, dependendo da espécie e da poda realizada. Em relação à manutenção, não é recomendado molhar as folhas e sim a terra, por isso basta colocar água no vaso diariamente. Já a presença de flores varia de acordo com a espécie cultivada. “Ela gosta de sol e pede em torno de 6 horas de exposição por dia”, ensina a profissional.
7. Alecrim
Outra presença constante no ambiente na cozinha, o alecrim gosta de luz e precisa de exposição de algumas horas diárias. Sua rega deve ser feita duas vezes por semana e há o nascimento de pequenas flores azuis. A arquiteta alerta que é recomendável colocar uma camada de material de drenagem na base do vaso para evitar o acúmulo de água – o que faz com que as raízes apodreçam. As regas devem ser escassas.
8. Jasmim
O jasmim é uma planta que precisa de sol e gosta de lugares mais quentes. Muito utilizado no quarto devido a melhorar a qualidade de sono, o jasmim pode ser cultivado em um ambiente de meia-sombra, chega a atingir alturas de até 3 metros e produz lindas flores em cores variadas. Ele exige rega todos os dias no verão e pelo menos uma vez por semana no inverno.
“O jasmim necessita de um cuidado especial: podem vir a aparecer ervas daninhas e é necessário removê-las rapidamente para manter a saúde e o desenvolvimento da planta”, alerta Ciça.
Leia também: Quer ter um jardim suspenso de suculentas? Faça você mesma em casa 116718
9. Lavanda
Também indicada para o uso no quarto, a lavanda adora luz e cresce mais quando fica mais horas exposta ao sol. “Ela necessita de drenagem no vaso para não acumular água, não exige muita água e se for regada além do necessário, pode apodrecer”, instrui a profissional. O solo deve estar seco entre cada rega, mas a planta deve estar sempre hidratada.
A flor da lavanda, além de linda em tons de lilás, rosa ou branco, ainda perfuma o ambiente. A lavanda exige poda uma vez ao ano já que pode chegar até 2 metros.
10. Babosa
Segundo a arquiteta, a babosa (ou aloe vera) não precisa de grandes cuidados. Ela gosta de muita exposição solar e a rega não precisa ser muito frequente, podendo o solo secar completamente antes da próxima rega – cerca de 15 a 20 dias. “Além de ser boa para o sono, essa planta ainda é cicatrizante, tem propriedades calmantes, purifica o ar e é ótima para o cabelo”.
Versátil, pode ser utilizada no quarto, sala e até mesmo em corredores, alcança até 3 metros de altura e sua florada pode ser em tons avermelhados ou amarelados, de acordo com a espécie.
11. Violeta
Linda e charmosa, a violeta pode decorar banheiros ou cozinhas, e o ideal é que ela seja cultivada em vaso de barro, este que absorve a água e permite que a raiz da planta respire. Ela não suporta luz solar direta e deve viver em um ambiente de meia sombra. Sua rega deve ocorrer cerca de uma vez por semana e de forma indireta, através de um pratinho com água colocado embaixo do vaso, sem tocar suas folhas e flores.
Leia também: Plantas ornamentais para deixar o seu lar ainda mais charmoso 116718
Pode atingir cerca de 20 centímetros de altura e flores de tons variados, dentre eles: azul, branco, rosa, vermelho, roxo e mistos. “Ela exige, porém, um mínimo de claridade e ventilação para não ficar com as folhas amareladas”, esclarece a arquiteta.
12. Espada de São Jorge Anã
A espada de são Jorge anã é uma planta que exige pouca manutenção e é muito bonita. Pode ser utilizada em banheiros, corredores e salas e, segundo a profissional, acredita-se que é uma planta capaz de neutralizar as energias do ambiente, eliminando as energias negativas. É uma planta que gosta de meia sombra, mas também resiste bem ao contato direto com a luz, além de possuir boa resistência ao calor. Pode ainda ser cultivada junto com outras espécies, alcança de 70 a 92 centímetros de altura e podem florescer, ocasionalmente, pequenas flores em tons branco-amarelados.
Ao colocá-la no vaso, é importante adicionar um elemento drenante. Esta espécie pede regas bem espaçadas e sem excesso de água, sendo que a terra deve estar seca antes da próxima rega, podendo ser feita entre 20 e 30 dias. ”É importante ressaltar que essa planta não é uma boa opção para quem tem animais de estimação, pois possui substâncias tóxicas”, alerta.
13. Areca bambu
A areca bambu é ideal para salas e corredores, sem a incidência direta de sol. Gosta de água, mas não do solo encharcado, devendo ser regada 2 vezes por semana. “Ela gosta de clima quente e úmido, por isso não tolera bem ar condicionado”, frisa Ciça. Pode alcançar 2 metros de altura e produz pequenas flores de cor branco-creme.
14. Bromélia
Também indicada para corredores, a bromélia deve receber apenas claridade indireta e se desenvolve bem com luz artificial. Não precisa de regas frequentes, podendo ser regada a cada dois dias. A arquiteta alerta para a importância de limpar o “copo” da planta após a regra, buscando evitar a proliferação de mosquitos. Pode chegar até 90 centímetros de altura e possui florada em tons de vermelho, roxo, rosa, amarelo, dependendo da espécie.
Como cultivar plantas ornamentais
Agora que você já conhece algumas espécies de plantas ornamentais, confira algumas dicas da profissional para auxiliar no seu cultivo e decoração:
- Se você tiver pets ou crianças, evite as espécies que exalam substâncias tóxicas, como por exemplo: comigo-ninguém-pode, copo de leite, azaleia, espada de são Jorge e lírio.
- Se você desejar cultivar plantas que não reajam bem ao sol direto em ambientes em que haja sua incidência, uma boa dica é comprar uma tela sombrite e colocar de forma a cobrir o perímetro da planta e protegê-la, criando a situação ideal para aquela planta.
- Uma boa dica é criar um jardim vertical na sua janela, o ambiente ficará agradável e muito mais bonito. Elaborar estruturas com trepadeiras, samambaias e orquídeas para esconder a vista do vizinho pode ser uma boa pedida, além de ficar um charme.
- Se você possui uma varanda muito barulhenta, as plantas mais altas podem servir como uma barreira para o som, tornando a varanda mais agradável. A mesma medida pode ser usada afim de garantir maior privacidade. Em um projeto de uma varanda muito devassada, elaborar uma cortina de plantas com columéias, orquídeas e trepadeiras pode ficar incrível.
- Se você gosta de cozinhar, cultive ervas aromáticas e faça uma horta em casa. Elas enfeitam, perfumam e podem ser utilizadas na cozinha. Uma dica importante é pesquisar as espécies, já que nem todas podem ser plantadas em um mesmo vaso.
- Uma ideia muito legal para trazer o verde para a decoração é colocar samambaias junto a objetos de decoração nas estantes. Dá vida ao ambiente de uma forma super diferente do que o arranjo de flor tradicional. Quadros vivos também são ótimas saídas para enfeitar.
- Por último, sempre, antes de comprar a planta, consulte um profissional para aliar beleza à praticidade. Procure espécies que se encaixem na sua rotina – se você nunca está em casa, opte por plantas de fácil manutenção, por exemplo. A planta ornamental tem como principal objetivo o cultivo à beleza, a ornamentação do ambiente, mas tenha em mente que planta bonita é planta saudável.
60+ inspirações de ambientes com plantas ornamentais
Ainda com dúvidas de como utilizar as plantas ornamentais na decoração do seu lar? Então confira os 68 ambientes ornamentados com este item e escolha o seu favorito:
1. A samambaia como centro de mesa
2. Espada de São Jorge Anã acrescentando charme à floreira da sala
3. Areca bambu integrando sala e cozinha
4. Quadro vivo de samambaia trazendo elegância ao ambiente
5. Parede viva de trepadeira deixa o banheiro mais próximo à natureza
6. Orquídea branca confere delicadeza ao ambiente
7. Ráfia dá as boas-vindas no hall de entrada
8. Parede viva de samambaia na varanda garante o verde no espaço
9. Canteiro de orquídea no banheiro deixa o ambiente mais alegre
10. Diferentes espécies de samambaias enfeitam a estante
11. Ráfia e horta deixando a varanda mais bonita
12. Suculentas adicionando contraste na mesa de centro
13. Ráfia embelezando o hall com vaso de espelhos
14. Alecrim perfumando a cozinha
15. Espada de São Jorge Anã no home office
16. Samambaia quebrando a monotonia do preto e branco
17. Espada de São Jorge contrastando com o tapete do corredor
18. Cozinha integrada com samambaias e mini horta
19. Pimenteira para animar a mini horta na cozinha
20. Ráfia adicionando charme ao living integrado
21. Babosa garantindo destaque no espaço escondido da sala
22. Para decorar a escada circular, Espada de São Jorge
23. Orquídea branca trazendo suavidade para o ambiente rústico
24. Aqui a lavada deixa o home office mais perfumado e bonito
25. Para deixar a cozinha retrô mais agradável, manjericão
26. Bromélia alegrando a mesa de jantar
27. Espada de São Jorge figurando no balcão da cozinha
28. Centro de mesa com bromélias laranja
29. Babosa deixando as refeições mais bonitas
30. Suculentas alegrando o hack da sala
31. Banheiro ornamentado com babosa
32. Sala mais divertida com lindas suculentas
33. Ráfia decorando os pés da escada
34. Lírios trazendo elegância para a sala
35. Buchinho garantindo o verde no quarto de solteiro
36. Espada de São Jorge complementa o quarto moderno
37. Ráfia complementa o visual do quarto ousado
38. Copo de leite e samambaia para completar o visual da cozinha integrada
39. Samambaias e trepadeiras para trazer a natureza para dentro da sala
40. Buchinhos e espada de São Jorge adicionando verde à sala
41. Orquídea deixando o ambiente mais clean
42. Ráfia conferindo charme ao hall de entrada
43. Coqueiros imponentes guardando a entrada do lar
44. A sala de TV fica mais elegante
45. Uma composição de encher os olhos
46. Um bonsai no quarto confere charme ao ambiente
47. Um lavabo mais colorido
48. Uma cabeceira diferente com bambu
49. Uma planta no cantinho e ambiente fica mais vivo
50. Pequenos detalhes
51. Bambu na decoração do quarto: um verdadeiro luxo
52. Ambiente aconchegante para receber amigos
53. Uma cozinha apaixonante
54. Decoração elegante do hall com plantas ornamentais
55. Plantinhas no banheiro enriquecem a decoração
56. Qualquer cantinho pode ser aproveitado
57. Ambiente luxuoso com toques verdes de plantas
58. Espaços abertos recebem o charme de plantas ornamentais
59. Aposte em plantas altas ao lado de janelas
60. Que tal fazer um cantinho só para as suculentas?
61. Mais um exemplo próximo à janela
62. Uma varanda ainda mais linda
63. E, novamente, qualquer cantinho é espaço para uma planta
64. Separada por um biombo
65. Mais um cômodo repleto de elegância
66. Delicadeza no escritório
67. Sempre no cantinho, iluminando o ambiente
68. Que arraso essa parede
Seja ela grande, atingindo metros de altura, exalando perfume ou não, possuindo flores ou apenas folhas imponentes, as plantas ornamentais com certeza mudarão o ambiente, trazendo harmonia, beleza e contato junto a natureza. Começa já a cultivar!
O post Como plantar babosa: 5 passos para mantê-la linda dentro do vaso apareceu primeiro em Tua Casa.
from Tua Casa https://ift.tt/2w6CyuV
publicado primeiro em https://www.tuacasa.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário