Ter um lar é o sonho de muitas pessoas, um verdadeiro objetivo de vida que muitos desejam tornar realidade. Uma casa aconchegante e bem estruturada é primordial para viver bem com toda a família. Mas, você sabe como construir uma casa passo a passo?
Trata-se de um trabalho longo que envolve muitos processos: compra de materiais, mão de obra, acabamento e, claro, boa disponibilidade de recursos para execução do projeto.
Entretanto, com um bom planejamento é possível erguer a casa dos seus sonhos. Para entender melhor o assunto, preparamos este guia completo da construção de uma residência tradicional. Acompanhe e inspire-se.
Como construir uma casa – Passo a passo
A construção de uma casa é realizada em uma série de etapas. Quem vai começar do zero deve estar ciente que o projeto depende de um grande investimento e profissionais capacitados. Neste guia, vamos destacar uma obra convencional de uma residência urbana. A base para este artigo é o site Construir Barato.
Entenda como construir uma casa passo a passo, do início ao acabamento final.
Planejamento
Todo projeto de vida demanda um planejamento e com uma casa não é diferente. De fato, pensar em ter seu próprio lar depende primeiramente da compra de um terreno ou lote, na qual a edificação será erguida.
Atualmente, você encontra lotes de diferentes tamanhos e preços, próximos ou afastados dos centros das cidades. Muitas pessoas realizam financiamentos ou juntam as economias para essa compra. A partir daí, é possível iniciar uma obra.
Cada terreno possui uma característica e toda nova construção deve seguir os parâmetros da urbanização de cada local. Portanto, a contratação de um engenheiro para análise do local é primordial. Além disso, a planta só deve ser feita por um arquiteto. Além disso, é preciso se atentar a burocracias como registro do terreno, autorização da prefeitura, enfim.
Com tudo isso pronto, a construção pode começar. Para isso, além do apoio dos especialistas em engenharia e arquitetura, é fundamental a contratação de mão de obra. É indicado pelo menos um mestre de obras, um ou dois pedreiros profissionais e serventes. Todavia, a quantidade é bem relativa e depende de cada projeto – bem como a disponibilidade de recursos, o tempo necessário para concepção da obra, etc.
Fundação
A fundação é a primeira etapa de uma obra. Após a análise e preparação do terreno, delimita-se o modelo de casa que será erguida de acordo com a planta. Vamos destacar aqui a fundação tipo baldrame com sapatas, a mais comum nas residências atuais.
As medidas das sapatas, chamadas também de blocos de fundação, variam conforme o tamanho da casa e inclinação do terreno. O primeiro passo é realizar um gabarito, na qual usa-se madeira (sarrafos e pontaletes pregados) para cercar a área que ficará a fundação, as paredes e toda a estrutura da casa em si.
Depois, é realizada a marcação, na qual usam-se arames para, basicamente, desenhar a planta da obra no terreno. Em seguida, é feita a escavação para fazer as valas na qual será apoiado o baldrame e as sapatas.
Baldrame ou viga de fundação é o nome genérico do alicerce em alvenaria.
Após a instalação das sapatas, é essencial realizar jogar uma camada de brita nas valas para aumentar a resistência do solo. Depois, pode ser realizada a armação das sapatas, assim como a armadura do baldrame. Esse processo é fundamental para formar o alicerce da residência.
Para finalizar, é realizada a concretagem do baldrame, a alvenaria de embasamento, impermeabilização do alicerce (com a aplicação de mantas), preparo do piso e concretagem do contrapiso. A base da casa está pronta. Embora pareçam simples, são processos que devem ser feitos com máxima precisão para evitar problemas futuros.
Estrutura
Feito o alicerce, começa a concepção da estrutura da casa, ou seja, o início da alvenaria. O primeiro passo é erguer as paredes por meio do assentamento de tijolos/blocos. Em meio a esse processo, é essencial a armadura dos pilares, que ajudará a manter as paredes bem reforçadas.
Os pilares devem ser armados, fechados e concretados. Depois, são feitos reforços de aço e concreto na área de portas e janelas para evitar trincas na parede e deformações na esquadria.
Após um tempo de secagem e cura, a estrutura está pronta para receber as cintas que formarão a laje. Essas cintas precisam ser fechadas e concretadas. Depois, a laje é montada, escorada, armada e concretada. Todo esse procedimento é longo e nunca deve-se esquecer de passar tubos e mangueiras para instalações elétricas e hidráulicas antes de concretar a laje.
A laje tem um tempo de cura que dura aproximadamente sete dias. Nesse tempo, o concreto precisa ser molhado para evitar o surgimento de trincas. Depois, é feita a retirada do escoramento (cerca de 15/20 dias após a concretagem da laje). Com a estrutura finalizada, o telhado da casa pode ser montado.
Instalações
A etapa de instalações demanda um estudo apurado da estrutura. O engenheiro deve ajudar nesse processo para delimitar como será feito o procedimento de instalações hidráulicas e elétricas.
Nessa parte, as paredes são quebradas para a passagem dos tubos, registros e conexões – seguindo o projeto teórico elaborado pelo especialista. Depois de pronta, a tubulação é tapada com massa.
Já o sistema elétrico passa pelas mangueiras. Tais eletrodutos também devem ser tapados assim que a instalação das caixinhas externas (para iluminação e tomadas) estiver finalizada.
Por fim, faz parte dessa etapa também a colocação das portas e janelas. O assentamento deve ser totalmente nivelado e, no caso das portas, considerar o piso que ainda será feito.
Acabamento bruto
O acabamento bruto de uma casa é realizado em três etapas principais:
- Chapisco – A parte em que as paredes são cimentadas com uma fina camada de argamassa para servir de ponte de aderência entre os tijolos e o emboço.
- Emboço – é o revestimento geral da alvenaria com uma mistura de cimento, cal e areia.
- Piso – nivelamento e regularização da superfície por meio da aplicação da argamassa de cimento com areia.
Após esses processos, muitas pessoas já costumam se mudar para a casa, pois o acabamento final pode ser realizado aos poucos, já com os moradores na residência. De fato, toda a parte estrutural está pronta.
Acabamento final
Os procedimentos finais da construção de uma casa incluem, de modo geral:
- Revestimento do piso – com a instalação de azulejos cerâmicos, assentados no piso de todos os cômodos e nas paredes da cozinha e do banheiro.
- Instalação de pias, bancadas, vaso sanitário e acabamento dos registros hidráulicos.
- Revestimento de paredes – com gesso ou demais texturas de acordo com o gosto do usuário.
- Pintura – interna e externa, de acordo com a preferência dos moradores.
Depois de tudo isso, a mudança pode ser realizada, com a mobília em cada cômodo da casa. Com a residência pronta, é possível construir um jardim, uma piscina, proteger a casa com um portão, valorizar a fachada, enfim, são diversas possibilidades.
Enfim, essas são as etapas principais para você aprender como construir uma casa passo a passo. Siga as dicas e inspire-se para erguer o lar dos seus sonhos. Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Comente e compartilhe. Até mais.
Esta postagem Como construir uma casa? ➞ Passo a passo e dicas incríveis!【2020】 foi publicada primeiro em Doce Obra.
from Doce Obra https://ift.tt/2wvlvT8
publicado primeiro em https://casaeconstrucao.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário