A junta em cauda de andorinha é um método clássico, bonito e forte para conectar duas peças de material. No entanto, há momentos em que a cauda de andorinha não seria a melhor escolha.
Por exemplo, e se você precisar conectar dois pedaços de madeira compensada em vez de madeira? O uso de encaixes para conectar o compensado aumentaria consideravelmente as chances de laminação do compensado ao testar a junta durante o encaixe a seco.
E se você não tivesse acesso a um gabarito em cauda de andorinha e a um roteador? Ou talvez você não quisesse se dar ao trabalho de fazer rabos de serra à mão? Existe outra opção além de encaixes para usar em seus projetos de carpintaria?
Absolutamente. Uma alternativa muito simples à cauda de andorinha é chamada de junta de caixa. Como você pode ver na imagem acima, uma junta de caixa é muito semelhante a uma cauda de andorinha, com a diferença de que os dedos na junta de caixa são retangulares em vez de em forma de cauda de andorinha.
Existem algumas maneiras de cortar as juntas da caixa. Claro, você sempre pode fazê-lo com uma serra de cauda de andorinha e um formão. Basta escolher uma largura para os dedos, que serão divididos igualmente na largura do material. Em outras palavras, se o seu material tiver seis polegadas de largura, um dedo de meia polegada permitiria um total de doze dedos, seis em cada pedaço de estoque.
Usinagem dos dedos
Se você não deseja cortar os dedos manualmente, há duas maneiras de usiná-los. Primeiro, quase todos os gabaritos de cauda de andorinha podem cortar as juntas da caixa. Embora você deva verificar a documentação que acompanha seu gabarito para obter instruções exatas, a configuração é basicamente como cortar as caudas de uma junta em cauda de andorinha, exceto que a broca seria uma broca de corte reto e não uma broca de cauda de andorinha.
Um método ainda mais simples é usar um gabarito de junta de caixa em sua serra de mesa com um conjunto de dados empilhados. Determine a largura de cada dedo e configure o dado empilhado definido para essa largura. Defina a profundidade do corte na mesma altura da espessura do material.
Em seguida, anexe um pedaço de material ao seu medidor de esquadria. A sucata deve ser larga o suficiente para que, quando anexada ao medidor de esquadria, ela se estenda além da lâmina em pelo menos uma polegada e pelo menos duas polegadas além do medidor de esquadria no lado esquerdo.
Verifique se o medidor de esquadria com o pedaço de material de sucata anexado é quadrado em relação à lâmina e, em seguida, passe o pedaço pela serra.
Em seguida, remova o refugo do medidor e mova-o para a direita duas vezes a largura dos dedos e reconecte-o ao medidor de esquadria. Por exemplo, se os dedos (e, consequentemente, o conjunto de dados empilhados) tiverem 1,2 cm de largura, mova o pedaço de uma polegada para a direita e reconecte-o ao medidor de esquadria.
Agora, corte um pequeno pedaço de material com a mesma largura que os dedos que se encaixam no corte que você fez no pedaço. No entanto, esta peça deve ter pelo menos o dobro da largura das peças. Prenda esta peça no entalhe da sucata com um parafuso de madeira da parte inferior, posicionado de forma que se projete para a frente da sucata em direção à lâmina da serra. Isso funcionará como um medidor para cortar os dedos.
Por fim, verifique se a mitra ainda está alinhada com a lâmina, ligue a serra e corte um novo entalhe na sucata em sua posição atual.
Cortando os dedos
Agora que você fez o gabarito, pegue uma das peças de trabalho e coloque-a no final, firmemente contra o pedaço e contra o pequeno guia que você anexou ao entalhe do pedaço. Segure firmemente o material contra a peça de sucata e passe-a pela serra. Depois de limpar a lâmina, deslize todo o conjunto de volta através da lâmina, tomando cuidado para segurar a peça de trabalho firmemente contra a sucata. Você acabou de cortar o primeiro dedo e o entalhe, precisamente na largura adequada.
Agora, com o medidor e a peça de trabalho bem afastados da lâmina, mova a peça de trabalho para a direita e deslize o entalhe recém-cortado sobre a pequena peça de guia. Segure firmemente o material contra a sucata e corte o próximo entalhe da mesma maneira que cortou o primeiro.
Continue cortando os entalhes até que todos os dedos da peça de trabalho tenham sido formados.
A peça oposta é cortada de maneira semelhante, exceto que o primeiro corte não é feito com o material contra a guia. Em vez disso, a borda externa desta peça deve estar nivelada com a borda externa da lâmina de dados. Isso pode ser facilmente posicionado alinhando a borda externa da peça com a borda do entalhe na sucata. Depois de alinhado, faça o primeiro corte e continue usando a guia conforme observado acima.
Depois que todos os dedos dos dois lados da junta tiverem sido formados, certifique-se de encaixar a junta a seco. No entanto, se você construiu o gabarito corretamente, as juntas devem ser perfeitas sempre.
Montagem
Para montar, basta aplicar uma fina camada de cola em todas as superfícies da junta, deslizar a junta e prender conforme necessário. Esse tipo de marcenaria funciona bem para criar estruturas em forma de caixa, como gavetas. No entanto, você precisará ser um pouco mais diligente em manter a caixa quadrada ao apertar do que talvez seja necessário nos encaixes.
O post Junta cauda de andorinha apareceu primeiro em Como fazer eu mesmo moveis.
from Tudo sobre móveis planejados https://ift.tt/2XvrVgE
publicado primeiro em curso de marcenaria
Nenhum comentário:
Postar um comentário