O toldo retrátil é uma solução prática perfeita para vários ambientes. Que tal conhecer melhor essa opção, suas vantagens e fotos de vários tipos diferentes?
Manter uma edificação protegida é a principal função dos toldos. São peças que servem para cobrir janelas, varandas e entradas contra sol e chuvas. Além disso, valorizam a decoração e até o paisagismo do cenário.
Existem vários tipos de toldos disponíveis no mercado, desde os modelos simples até os mais sofisticados. Possuem cores, formatos e estilos diferentes, cada qual para um projeto diferente.
Neste post, destacamos uma versão bem específica: o toldo retrátil. Entenda suas características e tudo mais neste conteúdo completo e esclarecedor.
O que é toldo retrátil?
Como o próprio nome indica, toldo retrátil é um modelo reclinável, que pode ser enrolado e desenrolado conforme o uso. Essa flexibilidade é sua principal vantagem em relação ao modelo fixo. Quando é conveniente, você deixa a área aberta, para receber mais luz e ar. Do contrário, é só manter o toldo fechado e o ambiente protegido.
Ou seja: esse toldo funciona como se fosse uma cortina, por meio de sistema de mola ou catraca. O primeiro é mais simples e acessível, para quem busca um toldo que pode ser totalmente desenrolado. Já o outro pode ser controlado de acordo com a necessidade: fica todo aberto, até a metade, apenas uma fresta, enfim.
Você encontra diversos modelos de toldo retrátil, desde os mais simples até versões transparentes, com blecaute, com visor e cores variadas de lona. O design pode mudar de acordo com o local de instalação. Geralmente, a estrutura é fixa em uma parede, parafusada em madeira e outras bases.
Quais as vantagens desse tipo de toldo?
O toldo retrátil possui ótimas vantagens para qualquer projeto:
- É um modelo versátil, perfeito para bloquear a entrada de luz no ambiente e protegê-lo das chuvas;
- Prático e eficiente. É simples de manipular por meio de sistemas básicos;
- Possui grande variedade de modelos, cores, formatos e efeitos;
- Bem cotado nas lojas, você encontra a versão ideal para qualquer local de sua casa;
- O toldo pode ser instalado em janelas, portas, varandas, garagens, sacadas, etc.;
- A instalação é simples e rápida, mas deve ser realizada somente por profissionais especializados;
- É fácil de limpar. Basta deixá-lo aberto e lavar normalmente;
- A lona é resistente e pode ser translúcida, transparente, monocromática, com blecaute, etc;
- O acabamento é reto ou ondulado, através de solda vulcanizada;
- A grande variedade de cores permite combinar a lona com todo o projeto de paisagismo e decoração do espaço.
Quanto custa em média? #preço
Qual é o preço do toldo retrátil?
Segundo especialistas, o valor depende de fatores como tamanho, formato, material, cor e demais detalhes. Por isso, você deve fazer orçamentos de acordo com o seu projeto. Um modelo para a varanda é bem diferente de um toldo para janela.
Geralmente, o cálculo é realizado por metro quadrado. Algumas empresas cobram cerca de 80 reais o m² de uma lona de PVC simples. O preço oscila para mais ou para menos dependendo da região. Procure as empresas locais e realize cotações. A instalação deve ser feita por mão de obra especializada e de acordo com as necessidades do projeto.
Fotos e modelos de toldo retrátil
Conheça melhor os modelos de toldo retrátil e escolha o melhor para sua casa.
Toldo retrátil cortina
O toldo retrátil cortina é o mais popular do mercado. O nome já diz tudo: trata-se de um modelo semelhante a uma cortina, que pode ser aberto ou enrolado conforme o local de instalação.
É projetado a partir de um sistema simples e prático, perfeito para grandes ambientes, como varandas, garagens e entradas em geral. A lona é flexível, resistente e geralmente reta, fácil de manipular e adaptável a aberturas diversas.
É possível instalar um conjunto de lonas de diferentes tamanhos de acordo com as possibilidades de cada ambiente, como em entradas de varandas e áreas com churrasqueira, por exemplo.
Toldo retrátil articulado
O modelo articulado é bastante vantajoso, pois se molda perfeitamente à necessidade do usuário. Diferente do tipo cortina, não precisa ser totalmente enrolado ou aberto. O sistema funciona por “camadas”, ou seja, você pode abrir o toldo por inteiro, pela metade, abaixar discretamente, enfim, são diversas possibilidades.
Trata-se de um toldo moderno e que está presente em muitos projetos contemporâneos, sobretudo na fachada de estabelecimentos, em hotéis, bares e áreas de convivência.
Outra ideia é instalar um toldo articulado na entrada da casa para proteger o carro. Se você não tem uma garagem construída, essa é uma boa opção para que o veículo não sofra com os efeitos do sol e da chuva.
Esse toldo funciona através de catracas e sistemas que permitem o fácil ajuste.
Toldo retrátil transparente
O toldo retrátil transparente é uma solução bem prática para cobrir varandas, quiosques, churrasqueiras e demais ambientes da casa. Comum em áreas de lazer e chácaras, na qual é preciso manter o espaço protegido quando não está sendo usado.
Toldos assim funcionam como aberturas, portanto, você pode instalá-los no lugar de uma porta, garantindo praticidade e economia. Por isso, costumam ser fixados nas laterais e no chão, mantendo o local totalmente seguro.
Os toldos transparentes costumam ser maiores, fixados em estruturas de madeira e comuns em varandas.
Toldo retrátil para garagem
O toldo retrátil é a melhor opção para a proteção da sua garagem. Você pode instalar no lugar de um telhado e de uma porta, mantendo o local plenamente seguro e seu veículo sem exposição ao sol, chuvas e outras intempéries.
A versão articulada é a mais indicada para garagens de diferentes tamanhos, para entradas de casas, em vagas de prédios, estacionamentos em geral, enfim. Entretanto, muitos projetos destacam também os modelos transparentes.
Faça a cotação de acordo com o tamanho da garagem. É possível até montar uma garagem improvisada com um toldo grande e estruturas de fixação: tudo para a proteção do seu veículo.
Toldo retrátil para janela
O toldo retrátil para janela é menor que os modelos para garagens e varandas. É instalado apenas para proteger essa pequena abertura, seja em residências, em estabelecimentos, sacadas de prédios, etc.
Nesse caso, vale optar por modelos pequenos e articulados, junto a estruturas de sustentação. Embora o toldo branco seja o mais convencional, toldos coloridos também se destacam, sobretudo para valorizar a decoração da fachada.
Toldo retrátil para varanda
Por fim, destacamos o toldo retrátil para varanda. O espaço deve ser protegido com toldos articulados, cortina ou transparentes. O tamanho depende do espaço disponível, único ou em conjunto. De acordo com especialistas, é interessante unir a funcionalidade com o bom gosto. Assim, você conta com uma peça prática e bonita.
Muitos projetos exaltam toldos de diferentes versões para variados projetos:
Enfim, o toldo retrátil é uma solução prática e muito útil para diversas necessidades. Gostou de conhecer melhor essa versão? Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo. Boa sorte e até mais.
Esta postagem Toldo retrátil – O que é? + 60 opções de modelos para usar! foi publicada primeiro em Doce Obra.
from Doce Obra https://ift.tt/2UuVgpc
publicado primeiro em https://casaeconstrucao.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário