Para quem é apaixonado(a) pelo universo das flores e pela beleza única das orquídeas, é comum começar tendo um vaso e ir aumentando a coleção. E esse ímpeto de ter mais e mais vasos de orquídeas pode gerar o desejo de aprender como fazer mudas de orquídeas, uma maneira de reproduzir a flor e aumentar a coleção.
E se você se encaixa nesse time que quer aprender como fazer mudas de orquídeas, reunimos várias maneiras de multiplicar diferentes tipos de orquídeas e dicas essenciais para fazer as mudinhas.
Como fazer mudas de orquídeas? – Passo a passo
Para a reprodução das flores uma dica essencial é aguardar o fim do período de floração de cada tipo de orquídea, e só depois dar início ao processo de reprodução e plantio.
A espera pelo final da floração é uma maneira de evitar estresse da planta durante uma fase importante e que demanda muita energia, evitando a queda precoce das flores e outros problemas.
Como fazer mudas de orquídeas pelo caule
Uma das maneiras de fazer a reprodução de orquídeas é através do caule. Nesse caso, é preciso que o caule já esteja com raiz brotando.
Assim, é necessário cortar o caule com a raiz brotando e colocá-lo em um vaso preparado com substrato para orquídea.
Para montar o vaso, forre o fundo com uma camada de carvão, argila expandida ou pedrinhas, de modo que a água consiga escoar facilmente, e evitando encharcamento do substrato. Depois dessa camada, complete o vaso com o substrato adequado.
Faça o plantio da mudinha, enterrando a raiz no vaso já preparado com substrato, e se necessário coloque uma varetinha para sustentar a nova muda.
No processo de como cuidar de orquídea, a fase da muda precisa de regas periódicas e os mesmos cuidados de um orquídea adulta.
Como fazer mudas de orquídeas pelo rizoma
Outra maneira de fazer mudas de orquídeas é através da divisão de rizomas, e esse tipo de multiplicação da espécie funciona muito bem para orquídeas do tipo Cattleya.
Nesse caso, a planta a ser dividida precisa estar desenvolvida e com um número mínimo de pseudobulbos, de modo que os novos segmentos divididos tenham chances de sobreviver.
Assim, é ideal que cada muda gerada tenha no mínimo 3 pseudobulbos, que devem ser plantados e cultivados até que a planta se desenvolva.
Então, antes de gerar as novas mudinhas, é imprescindível analisar se a planta já tem no mínimo 6 pseudobulbos, de modo que cada muda fique com 3.
Esse método de divisão pelos rizomas é o mais seguro e confiável, e é ideal que a orquídea adulta a ser dividida já tenha tido a primeira florada.
Um momento ideal para fazer o corte e a divisão é quando os brotos estão começando a aparecer. Então, é preciso retirar a planta do vaso, limpar as raízes e remover as raízes velhas e secas; e por fim lavar a planta em água corrente.
Com a planta e as raízes já limpas, use uma faca esterilizada para separar os rizomas, plantando cada muda em um vaso preparado com um substrato.
Como fazer mudas de orquídeas pela semente
Um dos métodos de reprodução de orquídeas mais difíceis é o método que utiliza sementes, uma vez que esse procedimento costuma ser feito em laboratório e demanda muito conhecimento.
No entanto, isso não significa que é impossível fazer mudinhas através de sementes, mas sim que o processo é muito mais complexo e demorado.
Para fazer a reprodução através de sementes, é indispensável a presença de um fungo conhecido como micorriza, que age como fornecedor de nutrientes para a semente de orquídea.
Para fazer a reprodução de orquídeas através de sementes serão necessários:
- 2 a 3 raízes de orquídeas
- Água de coco
- Sementes de orquídeas
- Micorriza (fungo)
Comece o processo macerando as raízes na água de coco. Em seguida, use uma peneira para filtrar o líquido e junte-o com as sementes de orquídeas. Despeje essa mistura em um tronco de árvore e adicione os fungos.
Caso não tenha os fungos, essa mistura pode ser despejada aos pés de uma orquídea adulta da mesma espécie, onde há a possibilidade de existir fungos micorriza, que são necessários para o processo de germinação das sementes.
Como fazer mudas de orquídeas Phalaenopsis
O processo de como fazer muda de orquídeas pode ser diferente de uma espécie para outra, e no caso das orquídeas Phalaenopsis, o processo é feito a partir de hastes de floração.
A multiplicação dessa espécie acontece através das hastes, mas é imprescindível que a nova muda só seja feita depois da floração dessa haste. Após a floração, há o surgimento de novos brotos.
Para fazer as mudas de Phalaenopsis, é necessário cortar a haste com broto em uma altura de aproximadamente 22 cm. Use uma colher quente ou um pouco de canela em pó para cauterizar o corte e evitar que fungos ou bactérias contaminem a planta. Replante a muda quando já estiver com folhas duplas e raízes despontando.
Como fazer mudas de orquídeas Vanda
As orquídeas Vanda são do tipo monopodial, o que significa que para fazer mudas dessa espécie é necessário quer a planta já tenha produzido um novo broto , que deve ser replantado quando atingir uma altura de 20 a 25 cm e tiveram ao menos 3 cm de raiz.
Essa espécie que cresce na vertical pode ser um pouco mais difícil em relação a fazer mudas, e é necessário seguir essa dica de utilizar uma muda já formada para o replantio e multiplicação da planta.
Agora é seguir as dicas e fazer as mudinhas para aumentar a coleção e essa paixão por essa espécie de flor.
Esta postagem Como fazer mudas de orquídeas ➞ Dicas para não errar! foi publicada primeiro em Doce Obra.
from Doce Obra https://ift.tt/2AEKQN0
publicado primeiro em https://casaeconstrucao.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário