O piso industrial se tornou uma tendência, sobretudo para compor ambientes comerciais e industriais, como o próprio nome indica. Apesar disso, há quem busque esse tipo de piso para a decoração de casa.
Um dos benefícios é que ele se adapta a diversos estilos decorativos. Cabe bem desde espaços modernos até os rústicos. E acabam sendo uma das melhores opções para construção.
Trata-se de um piso altamente resistente e diferenciado, indicado para ambientes que recebem bastante movimentação. Entretanto, muitas pessoas acabaram adotando esse tipo de piso para residência e adoraram o resultado.
Quer saber mais sobre esse tipo de piso, quanto custa e diversos modelos e características? Então continue com a gente para descobrir todos os detalhes!
O que é piso industrial?
O piso industrial que também pode ser conhecido como piso de alta resistência, tem em sua essência e desenvolvimento, aspectos voltados para receber um grande número de circulação, tráfego, cargas, entre outros.
Ou seja, ele irá receber o tráfego tanto de pessoas como de máquinas e irá resistir às grandes cargas impostas no trabalho do dia-a-dia. Porém antes de sua instalação é importante passar pela chancela de especialistas da área (arquitetos, engenheiros, etc).
A importância do acompanhamento desses profissionais é a análise profunda do terreno. Isto serve para preparar tudo nos mínimos detalhes do desenvolvimento da fundação, placa de concreto, etc.
Tudo isso, para receber de maneira satisfatória a aplicação do piso de concreto. A preparação e desenvolvimento da obra para receber o piso lembra muito o trabalho realizado para preencher uma laje de concreto armado.
Em outras palavras, significa que uma estrutura de ferro é colocada sobre o solo e preenchida com concreto posteriormente. Em seguida deve-se respeitar o tempo de cura, e depois disso ele pode ser polido ou aplicado outros revestimentos.
Quanto custa em média? #preço
Estimar um preço médio para o piso industrial é humanamente impossível. Porém, algumas variáveis devem ser levadas em consideração.
- Área da construção que será coberta por piso industrial
- Qual material será utilizado para revestir o piso
- Mão de obra especializada
Levando essas variáveis em consideração é capaz de chegar numa estimativa próxima de custo para compra e instalação do piso.
Tipos de piso industrial e suas características
Não existe somente um tipo de piso com o estilo industrial. Há diversos modelos, produzidos com materiais diferentes inclusive, que são usados para compor o chão de indústrias, lojas, galpões e têm aparecido também nas residências modernas e contemporâneas.
Piso Epóxi industrial
O piso é desenvolvido a base de resina epóxi, que também é conhecida como poliepóxido. Ele fica consistente quando misturado com um catalisador, endurecendo e ficando com a superfície sólida e rígida. Uma das suas vantagens é a alta resistência química e mecânica.
Em razão disso é muito utilizado em ambientes que têm contato com produtos e reagentes químicos. Além de possuir um brilho específico, que ajuda na preservação e limpeza do ambiente.
É muito comum encontrar o piso epóxi industrial nas cores cinza e branco, mas é possível encontrá-lo em outras cores. Este tipo de piso é muito encontrado em indústrias, oficinas, armazéns, entre outros.
Piso industrial cimento polido
O cimento polido é uma opção que faz muito sucesso no mercado. Esteticamente ele lembra o piso de cimento queimado, porém é muito mais resistente, inclusive quando entra em contato com produtos químicos.
É um piso que tem ótima durabilidade e também possui proteção contra ácaros, bactérias, manchas, umidade, entre outros. Seu acabamento brilhoso e polido ajuda ainda mais na hora de realizar a limpeza do local.
Além disso, ele ajuda na impermeabilização do ambiente e escoamento da água. Pode ser aplicado tanto em ambientes internos e externos, assim como ele pode ser usado como piso de casas residenciais.
Piso industrial vinílico
Quando pensamos em piso vinílico é natural pensarmos no piso que imita madeira. E com o piso industrial vinílico não é diferente, só que desta vez ele imita o cimento e outros materiais resistentes.
O diferencial fica pela aplicação, pode sobrepor porcelanatos, cerâmicas, cimentados, entre outros. Em comparação com os outros pisos, ele é o que possui menor resistência, e por isso é indicado para superfícies de médio / pequeno tráfego.
A vantagem fica pelo preço mais vantajoso comparado com os demais pisos, além disso o piso vinílico tem como característica um ótimo isolamento térmico e acústico.
Ele é considerado um piso seguro, pois possui boa aderência e é menos escorregadio que os demais. Isto gera maior segurança para os funcionários que trafegam pelo ambiente.
Piso industrial emborrachado
O piso industrial emborrachado é muito popular e seu aspecto é muito característico. Ele é um piso macio e antiderrapante.
Pode revestir locais que possuem alto tráfego de pessoas e máquinas, assim como o piso vinílico ele também possui isolamento acústico e térmico.
É um piso altamente confortável, porém em comparação com outros modelos a desvantagem fica pelo acúmulo de pó e sujeira e uma maior manutenção para conseguir deixar com o aspecto limpo.
Piso industrial cimento queimado
Pode ser utilizado em projetos industriais, comerciais e residenciais. Esteticamente lembra o cimento polido, e possui uma superfície lisa e nivelamento alinhado.
Pode ser aplicado em diversas superfícies, possui ótima resistência e é antiderrapante. Outra vantagem é a facilidade para limpeza, além de não acumular poeira facilmente e a disseminação de bactérias, fungos, entre outros.
O cimento queimado tem boa durabilidade e custo de manutenção baixo, é muito utilizado em indústrias e muitas vezes é conhecido com o piso do chão da fábrica.
E então, gostou de conhecer mais sobre piso industrial? Esperamos que tenhamos tirado suas dúvidas. Qualquer outra questão que tiver, deixe um comentário abaixo!
Aproveite para ler também outros artigos relacionados:
Piso antiderrapante: modelos para diferentes áreas!
Casas de Bloco de Concreto ➞ 36 Ideias e Projetos Incríveis!
Piso Intertravado: O que é e tudo sobre o Revestimento!
Volte mais vezes para conferir outros conteúdos sobre construção e decoração!
Esta postagem Piso industrial: 30 tipos e suas características! •【2020】 foi publicada primeiro em Doce Obra.
from Doce Obra https://ift.tt/3e7Zeet
publicado primeiro em https://casaeconstrucao.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário