A criação de porco caipira tem sido uma prática cada vez mais comum, e vem substituindo o desejo de grandes criações de suínos e sistemas intensivos. Mas por que será que suínos caipiras estão sendo uma nova prática?
Se você quer entender o porquê a criação de porco caipira tem tido tanto sucesso e quais as vantagens desse tipo de criação, no post respondemos a essas perguntas e ainda reunimos dicas de conter sucesso na criação de suínos de forma não intensiva.
Quais as vantagens da criação de porco caipira?
Uma pergunta bastante comum é sobre as vantagens e pontos positivos da criação de porcos suínos em detrimento da criação de porcos de maneira intensiva. E se você tem essa dúvida entre os diferentes tipos de criação de porcos, reunimos as principais vantagens de adotar o sistema não intensivo.
- Estrutura: Um ponto importante da criação intensiva é o fato de permitir uma estrutura menor e mais simples, podendo até mesmo utilizar um espaço disponível e não utilizado para outros fins, ou construir um chiqueiro simples e sem custos elevados.
- Custo do investimento: A criação caipira permite um custo inicial de investimento menor que uma produção intensiva, que exige uma estrutura maior e consequentemente custo de investimento maior também. Assim, o sistema não intensivo garante o início com custos mais baixos, sendo uma oportunidade de empreendedorismo para pequenos produtores com pouco orçamento para investimento.
- Lucro: Por ser uma produção de um investimento menor, os lucros podem ser mais atrativos, garantindo uma renda maior para o criador de suínos.
- Comércio local: Ao contrário dos sistemas intensivos e grandes plantéis de suínos, a opção pela criação caipira e em menor quantidade permite atender ao comércio e demanda local, fornecendo a produção de suínos a vizinhança e até mesmo a subsistência da família.
- Aproveitamento de produção sobressalente: A produção caipira pode ser uma ótima alternativa para utilizar os alimentos sobressalentes da roça, como alimentos da horta que não são ideais para a venda, mas que ainda podem servir de alimento para a criação de suínos caipira, o que ajuda na economia com ração para porcos.
- Atende a uma nova demanda de mercado: Atualmente a produção caipira tem se destacado por ser um tipo de criação mais sustentável, com boa qualidade de carne e que prioriza o bem estar do animal, atendendo ao público que busca por esse tipo de comércio e valoriza uma criação de animais livres, sem hormônios e sem rações para engorda rápida.
Como ter uma criação de porco caipira de sucesso?
Se você vem se preparando para iniciar a criação de porco caipira, reunimos dicas que podem te ajudar a ter sucesso nesse estilo de criação e aumentar os lucros com a venda do animal ou da carne.
- Instalações: As instalações para criação de suínos caipiras podem seguir um estilo simples e barato, mas é necessário que sejam um ambiente bem higienizados e que tragam conforto aos animais, com cobertura e áreas de sombra para proteger os porcos de sol e chuva.
- Genética e procedência: Um ponto importante para a criação de suíno no sistema não intensivo é a escolha de animais de boa genética e procedência, garantindo que a criação seja benéfica e que a multiplicação dos animais garanta novos animais de boa procedência, aumentando os lucros.
- Alimentação: para ter um negócio de sucesso é imprescindível cuidar da alimentação dos animais, uma vez que a alimentação pode ter custo de 80% do valor da criação. Assim, a alimentação dos porcos pode ser a base de ração ou até mesmo de alimentos cultivadas no campo, como milho ou farelo de soja. Outra dica é a alimentação balanceada em cada fase da vida do animal, podendo ser direcionada de acordo com a idade, fase de criação e finalidade dos suínos.
- Assistência: A criação não intensiva e de maneira simples não dispensa a necessidade de assistência, de modo a administrar vermífugos e acompanhamento veterinário, garantindo as vacinas exigidas para uma criação saudável e comercialização de animais sem doenças, o que diminui riscos de perda de animais, o que pode ter impacto nos custos da criação.
Agora que você já viu as dicas para adotar o sistema não intensivo com sucesso, é hora de colocar em prática esse estilo de criação e atender uma nova demanda do mercado.
Esta postagem Como criar porco caipira? ➞ 10 dicas para começar! foi publicada primeiro em Doce Obra.
from Doce Obra https://ift.tt/2PyjdsM
publicado primeiro em https://casaeconstrucao.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário